Esta é uma ótima ideia para quem está no clima de reutilizar e fazer artesanato com pneus! Se você possui algum pneu velho que só está servindo para juntar sujeira e água parada, que tal transformá-lo em um original vaso de plantas? Este projeto faça você mesmo pode ser feito por qualquer um e não requer nenhum talento especial, apenas boa vontade para modificar um objeto inutilizado em um incrível artigo de decoração.

Você vai aprender a construir um estiloso vaso para plantar flores, ou se preferir, pode enfeitá-lo com flores artificiais, se não tiver tempo disponível para cuidar de flores naturais. Este artesanato ficará lindo em sua varanda, área de churrasqueira e até mesmo em uma sala de estar decorada com um estilo mais rústico. Você vai adorar aprender com este passo a passo. Vem comigo:

diyshowoff-tire-planter-tutorial

 

Material Necessário

  • Pneu velho
  • Tinta azul e primer em spray
  • Flores e folhagem (artificiais ou naturais)
  • Corrente e gancho em ‘S’ para pendurá-lo

Se optar por usar flores naturais, também será necessário:

  • Terra para plantio de flores
  • Furadeira
  • Tecido
  • Enchimento de bolinhas de isopor
  • Muda de flores

Como Fazer

Primeiro lave bem o pneu

1)   O primeiro passo é lavar o pneu velho com água e sabão e depois o deixar secar.

Comece a pintar o pneu

2)      Inicie a pintura do seu pneu com o primer, que fará o papel de fundo preparador para receber a tinta colorida. Após a secagem completa do primer, passe pelo menos duas camadas da tinta azul para ficar com uma cobertura bem uniforme e sem manchas. Deixe-o secar novamente.

Dica: o primer pode ser encontrado em lojas de material de construção e utilidades. Se quiser um resultado mais bonito e rápido, use tinta spray.

Faça os furos de drenagem do seu vaso de plantas com a broca

3)      Se você decidir usar flores artificiais, o seu vaso de pneu já está pronto. Basta posicionar as flores da maneira que preferir.  No entanto, se você optar por usar flores naturais em seu vaso feito com pneu, serão necessários mais alguns passos para que fique pronto. Primeiramente, faça cerca de 6 furos no fundo do pneu, onde as flores serão colocadas, com a furadeira. Esses furos serão úteis para a drenagem das plantas. Faça os furos com uma broca mais afiada e peça alguém com mais força para realizar este trabalho. Ao furar será produzido também um pouco de fumaça, não se preocupe, é normal!

Coloque no fundo do pneu um tecido impermeável e enchimento de isopor

4)   Após produzir todos os furos, coloque o tecido logo acima dos furos e também jogue um pouco de enchimento de isopor. Assim você impede que a terra caia pelos furos do pneu.

Plante as flores no vaso de pneu

5)   Está na hora de plantar! Não se esqueça de colocar primeiro a terra especial para o plantio de flores e depois posicione as flores da maneira que achar mais bonito.

Furos de drenagem no vaso de flores de pneu

6)   Os furos de drenagem que você fez anteriormente irão solucionar o problema de acumulação de água, por isso são imprescindíveis.

Pendure o pneu com a corrente

7)   Para pendurar o seu vaso de flores no local escolhido, o prenda com a corrente e se achar necessário utilize um gancho em ‘S’.

Vaso de flores de pneu pendurado

Vaso de flores de pneu decorando ambiente

E o seu vaso de plantas produzido a partir de um pneu velho já ficou pronto! Não ficou um charme?! É uma ótima opção para decorar espaços aberto, como varandas, quintais e jardins. O que acharam deste projeto de reutilização artesanal? Deixe um comentário nos contando a sua opinião!

créditos


Contato:
e-mail: i_mindi@hotmail.com
facebook : https://www.facebook.com/amandaquefez
Twitter: https://twitter.com/imindii
Instagram: @amandamanselmo