Eu sempre tive aquela dúvida quando se trata de cobertura para cupcake, já tentei varias receitas, vários testes que deram certo e os que não deram também.Confesso que a cobertura, em minha opinião é a parte mais importante do bolo em si, claro que o bolinho tem que ser gostoso e nada enjoativo, mas a cobertura é ela que da aquele toque especial, aquele que nós comemos com os olhos, sabe? Hoje eu trouxe aqui algumas receitas de cobertura que vai te ajudar a dar aquele up no seu bolinho.

6039373476_581aec1a4b_b

6053958706_920faef26a_b

9350109602_cb71beaecd_h

 

8621486587_b6d4d49dff_h

 

Cobertura de baunilha

 
30 ml de essência de baunilha
400 g de gordura vegetal em temperatura ambiente
400 g açúcar de confeiteiro peneirado
Corante em gel (cores variadas: rosa, amarelo, azul, etc)
 
Na batedeira, bata muito bem a baunilha com a gordura vegetal, até formar um creme fofo e branco. Em seguida, adicione o açúcar aos poucos, na velocidade baixa. Aumente a velocidade e bata bem. Se quiser a cobertura colorida, adicione 2 gotas de corante e bata até a mistura ficar homogênea. Se necessário, acrescente mais corante até chegar à cor desejada. 

 

 
Cobertura de limão
 
50 g de manteiga
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de leite
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
1/2 colher (chá) de casca de limão ralada

Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o suco de limão, a baunilha e o leite e bata rapidamente. Adicione o açúcar, batendo sempre, até ficar espesso. Acrescente a casca de limão e misture.
Espalhe a cobertura sobre os bolinhos e sirva-os decorados com confeitos de açúcar.
 

Ganache



250 ml de creme de leite
200 g de chocolate meio amargo

Numa panela, leve o creme de leite fresco ao fogo até esquentar bem, sem ferver. Tire do fogo, coloque o chocolate meio amargo picado e mexa até dissolver completamente. Deixe esfriar e decore os cupcakes já frios.

Creme de Chocolate

6 colheres de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de chá de essência de baunilha
3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
3/4 de xícara de chocolate em pó peneirado
1/3 de xícara de leite
 
 

Bata a manteiga sem sal com com a  essência de baunilha. Reserve. Em outra vasilha misture o açúcar de confeiteiro peneirado com o chocolate em pó peneirado. Acrescente o creme reservado e bata bem até conseguir um creme homogêneo. Adicione aos poucos e aproximadamente o leite. Continue a bater por mais 1 ou 2 minutos até conseguir o ponto de creme.

Cobertura de Nutella

180 g de Nutella
1/2 caixa de creme de leite

Misture a Nutella com o creme de leite. Leve à geladeira por 40 minutos. Coloque a cobertura em um saco de confeitar e decore toda a superfície do bolinho. Decore com confeitos de sua preferência. 

Buttercream básico

– 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente

– 6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro (peneirado)
– 1/2 xícara de leite
– 1 colher de chá de essência de baunilha

Bata na batedeira a manteiga , por cerca de 2 a 3 minutos, até que ela fique cremosa e macia. Acrescente 6 xícaras de açúcar de confeiteiro, o leite e a essência batendo em velocidade baixa e desligue quando a mistura ficar clara e fofa. Caso queira deixar mais consistente, adicione aos poucos as outras 2 xícaras de açúcar, até alcançar o ponto desejado.

 

 
Buttercream de chocolate
 
– 2 xícaras de açúcar
– 1 xícara de clara de ovo (aproximadamente de 6 ovos)
– 1 xícara e 1/4 de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, cortada em cubos
– 2 xícaras de chocolate meio amargo derretido
 
Primeiro você vai bater a clara em neve, mas para isso coloque a tigela sobre uma panela com água quente, de jeito que a tigela não encoste na água, até que o açúcar tenha se incorporado a clara. Coloque a tigela no suporte da batedeira e bata até atingir o ponto de clara em neve, que é quando forma os picos.
 
Com a batedeira ainda ligada acrescente a manteiga, colocando um pedaço por vez, acrescentando outro quando o anterior já estiver bem batido. Bata até que a misture fique clara e bem fofa. Por último acrescente o chocolate, batendo até que esteja bem misturado ao resto.
 
Agora é só cobrir os seus cupcakes ou o seu bolo, passando com uma espátula ou colocando em um saco de confeiteiro com o bico da sua preferência. Esta receita rende para cerca de 15 cupcakes.

Glacê de leite em pó

12 colheres de leite em pó Ninho instantâneo
12 colheres de glaçucar
1 copo (requeijão) de água gelada
1 colher de emulsificante

Junte todos os ingredientes na batedeira de uma só vez. Bata em velocidade máxima até o ponto de glacê. Ele aumentará muito de volume e ficará bem branquinho, podendo assim ser tingido de qualquer cor.

Cobertura de marshmallow
 
6 claras
2 xícaras de açúcar
1 xícara de água

Em uma panela coloque o açúcar e a água e misture bem. Leve ao fogo médio sem mexer até ficar uma calda em ponto de bala. Reserve. Bata as claras em ponto de suspiro e acrescente a calda sem parar de bate até esfriar e ficar em ponto de marshmallow.

 

 

 

créditos


Contato:
e-mail: i_mindi@hotmail.com
facebook : https://www.facebook.com/amandaquefez
Twitter: https://twitter.com/imindii
Instagram: @amandamanselmo