Ja tentei fazer várias receitas de panquecas americanas, tenho que confessar que essa aqui é sem duvida a melhor Panqueca Americana que já existiu em toda galaxia! Isso porque ela é super fofinha e recheada com brigadeiro e acompanha uma calda de morango caseira cheia de pedacinhos e levemente azedinha para dar contraste com a doçura do recheio. Olha confesso que  essa panqueca da um pouco de trabalho e é preciso muita calma e um fogo extremamente baixo para conseguir cozinhar a massa e virar as panquecas sem fazer meleca, mas no final vale tanto a pena que você vai querer repetir mais e mais vezes essa receita.

Congelar: Outra coisa bacana é que você pode congelar os discos depois de pronto, espere esfriar muito bem e embrulhar individualmente em plastico filme me apertado, depois é só levar ao congelador / freezer e você pode manter as panquecas congeladas por até 3 meses e na hora de consumir pode deixar voltar em temperatura ambiente ou aquecer ainda congelado no micro-ondas.

Ingredientes
  • 1½ xícara (chá) de Farinha de Trigo (Tradicional)
  • 1 colher (sopa) de Fermento Químico
  • 4 colheres (sopa) Açúcar
  • 1 Ovo
  • 250ml de Leite
  • ½ colher (chá) de Essência de Baunilha
  • 1 Lata de Brigadeiro (385g)
  • Calda:
  • 1 xícara (chá) de Morangos Picados
  • 2 colheres (sopa) de Açúcar
  • Suco de ½ Limão
Instruções
  1. Comece colocando um pouco de brigadeiro em uma superfície forrada com papel manteiga e untada com manteiga, espalhe para formar um disco e leve para o congelador por pelo menos 20 minutos ou até que fique bem firme. (lembrando que ele não congela então só vai ficar mais firme, mas não completamente congelado.
  2. Enquanto o brigadeiro congela coloque em uma panela todos os ingredientes da calda (morango, açúcar e suco de limão), e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até que fique em ponto de geleia.
  3. Em uma tigela misture os ingredientes da massa: Ovo, Leite, Baunilha, Açúcar, Farinha de Trigo e Fermento e misture muito bem até que fique homogêneo.
  4. Com uma frigideira anti-aderente untada em fogo baixo e adicione uma concha da massa, retire um disco de brigadeiro coloque na massa e cubra ele com mais um pouco de massa, coloque uma tampa para abafar e deixe cozinhar lentamente até que a parte de baixo fique dourada e a parte de cima levemente cozinha, vire com muito cuidado e termine a cocção.
Observações
RECHEIO: Aqui fizemos com brigadeiro, mas eu já testei com doce de leite pastoso (aquele bem firme mesmo) e nutella e ambos os resultados foram ótimos, mas é importante lembrar que o processo de congelamento do recheio é indispensável e ele só deve ser tirado do freezer na hora de ser usado.
MASSA: Essa massa é mais consistente que outras receitas isso porque ela precisa ter mais estrutura para segurar o recheio, então na hora de colocar na frigideira pode ser preciso dar uma espalhadinha para deixar no formato que deseja.
FRIGIDEIRA: Aqui usei uma pequena, mas pode fazer em uma maior sem problemas usando o centro e sempre a medida de uma concha para manter um padrão. (na verdade em um frigideira ou chapa maior é mais fácil de virar =)
CONGELAMENTO: Outra coisa bacana é que você pode congelar os discos depois de pronto, espere esfriar muito bem e embrulhar individualmente em plastico filme me apertado, depois é só levar ao congelador / freezer e você pode manter as panquecas congeladas por até 3 meses e na hora de consumir pode deixar voltar em temperatura ambiente ou aquecer ainda congelado no micro-ondas.
BAUNILHA: Ela serve para saborizar a massa, caso não goste ou não tenha use raspas de limão ou laranja.

panqueca_americana_recheada

 

encontrei essa receita maravilhosa aqui


Contato:
e-mail: i_mindi@hotmail.com
facebook : https://www.facebook.com/amandaquefez
Twitter: https://twitter.com/imindii
Instagram: @amandamanselmo