O Fraisier Cake é um bolo com origem francesa, feito de pão-de-ló, morangos, crème pâtissière e marzipan, se destaca pela sua montagem linda, como se os morangos formassem uma coroa no recheio do bolo.

fraisier_cake_75507_16x9

Ingredientes necessários:

Massa:
pão de ló, pode ser aquelas ja prontas ou alguma receita que você tenha em casa, de chocolate.

Recheio:
Crème Pâtissière

600 ml de leite
1 fava de baunilha
4 ovos
2 gemas
180 g de açúcar refinado
1 colher de sopa de licor de cereja ou limão
100 g de amido de milho
150 g de manteiga com sal cortada em cubos
600 g de morangos médios.

Calda de Limão
75 g de açúcar refinado
Suco de 2 limões sicilianos
70 ml de água

Cobertura
200 g de marzipan (doce de origem árabe, feito a partir de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos que pode ser moldada)
200 g de chocolate amargo, para decoração.

Vamos começar com o marzipan, você pode faze-lo em casa ou comprar pronto. Passe com um rolo até ele ficar uma camada fina de uns 0,5 cm de largura, e com o tamanho para cobrir o seu bolo, que terá 23 cm. Uma dica é usar o fundo da assadeira de fundo falso para cortar o disco, assim sai do tamanho correto. Reserve o disco em outra assadeira e guarde na geladeira até a montagem do bolo.

Faça o pão de ló e unte uma assadeira de fundo falso de 23 cm de diâmetro com manteiga e papel manteiga.Coloque assar á 180°C.

Para o creme: Coloque o leite em uma panela, junte as sementes da fava de baunilha e todo o restante, deixe o leite ferver e retire-o logo em seguida.Em uma tigela coloque o açúcar e o amido de milho, misturando com um fouet, em seguida coloque os ovos, e bata até ficar um creme homogêneo.Adicione o leite, mas passe por uma peneira para recolher a fava de baunilha. ATENÇÃO AQUI: BATA COM O FOUET O CREME POIS O LEITE ESTA QUENTE, E AO INVÉS DOS OVOS SE MISTURAREM ELES PODEM COZINHAR. Volte essa mistura na panela para que ela engrosse, lembre de ficar sempre mexendo.Adicione a manteiga e por fim o licor. Com o creme homogêneo e cremoso, espere esfriar.

A calda de limão vai servir para molhar as camadas do bolo. Coloque o limão, o açúcar, e a água no fogo até que tenha se dissolvido por completo.

Corte o bolo em 2 camadas. Corte os morangos lavados na longitudinal.

Agora vamos para a montagem

Coloque uma tira de acetato na parte interna da lateral da forma, para que facilite na remoção do nosso bolo. Coloque a primeira camada da massa, e use metade da calda de limão para molhar, agora coloque os morangos em torno da borda, apertando eles contra a borda para que eles fiquem mais arredondados e juntos.Preencha o recheio com o creme, e finalize colocando a outra massa, passando a calda de limão e adicionando nosso disco de marzipan.

Coloque na geladeira por 30 minutos, desenforme e agora é só apreciar um bom doce.

créditos


Contato:
e-mail: i_mindi@hotmail.com
facebook : https://www.facebook.com/amandaquefez
Twitter: https://twitter.com/imindii
Instagram: @amandamanselmo