como fazer uma horta em casa

Quer saber como fazer uma horta em casa, mesmo em um espaço pequeno? Nada melhor do que poder apreciar verduras e legumes fresquinhos, sem agrotóxicos e o melhor: colhidos na hora! As boas dicas te ajudarão a criar uma mini-horta no conforto de sua casa!

Para quem tem espaço

Tem um jardim por aí? Se você mora em casa e tem quintal, dá para criar uma horta em um canteiro e decorá-lo com tijolinho ou grades. O importante é procurar um espaço que bata sol para as verduras e legumes crescer sem problemas.  Você pode utilizar o sistema de cova para plantar as sementes e enriquecer a terra do jardim com substrato apropriado para essa finalidade.

Boas opções de cultivo para canteiros: brócolis, couve-flor, couve, rabanete, tomate, cenoura etc.

como fazer uma horta em casa

Para espaços pequenos

Se a limitação do espaço não permite a criação de um canteiro, opte pelos vasos-floreiras. Basta ter o cuidado de escolher peças um pouco maiores que as convencionais e com boa drenagem para evitar que as raízes apodreçam.

Para sua mini-horta na floreira, procure por um substrato próprio para plantio – diferente da terra comum, o substrato possui nutrientes adequados para o desenvolvimento das  hortaliças. Não se esqueça também de colocar pedriscos ou bolinhas de argila no fundo da floreira (antes do substrato) para auxiliar a drenagem da água.

Na hora de escolher as sementes, busque as informações da profundidade ideal da semente no substrato na própria embalagem das sementinhas. Depois de acomodá-las no substrato, capriche na rega (utilize sempre um borrifador ao invés do regador). Cada espécie tem seu cuidado especial, como a frequência de rega e espaçamento das sementes, portanto, o ideal é que cada planta fique em um vaso diferente.

Boas opções para mini-hortas: hortelã, salsinha, cebolinha, alface, tomilho, orégano, tomate-cereja etc.

como fazer uma horta em casa

Cebolinha-cebolão!

Para quem tem pouco espaço mas adora um tempero fresquinho, que tal criar cebolinha em casa? Basta colocar uma cebola em um vaso com substrato (coloque a cebola com a parte da raiz diretamente em contato com a terra, mas não é necessário cobri-la totalmente). Borrife com água com frequência diária e deixe em um lugar que bata sol. Logo logo você verá os frutos, ou melhor, as cebolinhas crescendo! Aí é só cortar a cebolinha verde na medida que for utilizar em suas receitas.

E você tem alguma boa ideia para criar uma mini-horta em casa ou no apartamento? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Encontrei aqui.


Contato:
e-mail: i_mindi@hotmail.com
facebook : https://www.facebook.com/amandaquefez
Twitter: https://twitter.com/imindii
Instagram: @amandamanselmo