O Natal é famoso por seus pratos típicos de dar água na boca. E o mais legal é que, apesar dos pratos serem os mesmos, cada família acrescenta um pouco da sua própria tradição na ceia, preparando comidinhas diferentes ou adicionando um segredo a mais no preparo dos alimentos. Essas pequenas mudanças fazem toda a diferença e deixam cada ceia com um jeitinho único, repleta de sabor e carinho.

d27

Para que todo o preparo aconteça nos conformes, sem estresse ou correria, defina o cardápio com antecedência para antecipar a compra dos ingredientes. Legumes e frutas devem ser comprados mais próximos do jantar, pois precisam estar fresquinhos para a ceia. Já o restante pode ser comprado com antecipação e estocado na dispensa. Para que o trabalho não seja pesado para ninguém, não esqueça de dividir as atividades, pedindo para parentes e amigos ajudarem trazendo um prato salgado, ou sobremesa.

Calcule direitinho a quantidade certa para que você não passe as semanas seguintes – e até o Ano Novo! – comendo os alimentos que sobraram da ceia.

selecionando-os-convidados-1

Para te ajudar na hora de escolher o cardápio, aqui vão algumas ideias! O peru talvez seja o prato mais famoso. Recheado ou não, ele é um dos símbolos da ceia de Natal e pode ser preparado de diferentes formas! Alguns gostam de recheá-lo com uma farofa preparada com uva passa e castanhas, outros preferem preparar um recheio próprio, com cebolas, toucinho e bastante azeite de oliva. Seja criativa e prepare um recheio personalizado cheio de ingredientes que você gosta!

PERU-COM-ERVAS-e1355930260978

A rabanada também é tradicional, um prato incrível, fácil de fazer e difícil de desagradar. Feita de pão, leite, ovos e açúcar com canela, ela adocica o paladar e deixa a ceia ainda mais gostosa.

318412-rabanadas-75-224

Um dos únicos pratos de origem brasileira presentes na ceia de Natal é o salpicão. Delicioso e com a cara do verão, ele tem diversas variações, mas os ingredientes mais usados são: a maionese, cenouras, batatas, pimentão de varias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta, além de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa.

capture-20131210-175051

Sem esquecer do tender! Misturado com o abacaxi e decorado com cravos da índia, essa carne é simplesmente deliciosa. Deve ser servida quentinha e dourada, recém-retirada do forno.

receita-tender-light-farofa-trigo

Para a sobremesa, garanta frutas frescas, nozes e castanhas, panetone, bolachinhas de gengibre e outras delícias típicas do Natal. De dar água na boca!

capture-20131210-182728

capture-20131210-182447

 

Encontrei essas dicas maravilhosas aqui.


Contato:
e-mail: i_mindi@hotmail.com
facebook : https://www.facebook.com/amandaquefez
Twitter: https://twitter.com/imindii
Instagram: @amandamanselmo